• HISTORIAL
  • GALERIA
    • INTERIOR
    • EXTERIOR
    • LAZER
    • NATUREZA
    • REGIÃO
  • A VISITAR
  • CONTATOS
  • LOCALIZAÇÃO
  • PROMOÇÕES
  • PREÇÁRIO

A VISITAR

GERES

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, é o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, numa área total de cerca de 70 290 hectares.

É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais).

Inclui trechos da estrada romana para além da Ponte da Mizarela, que segundo a lenda foi construída pelo demónio, entre outros.

No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

 

BOM JESUS

Local magnífico e cheio de encantos, o Bom Jesus é uma das grandes referências de Braga, constituindo, com o Sameiro e a Falperra, o célebre triângulo turístico. Como alguém escreveu, o Bom Jesus do Monte é:”Santuário de Milagres e milagre da natureza, estância das mais belas de Portugal”.

O visitante depara-se, à chegada, com o esplêndido escadório barroco, imagem emblemática da cidade dos Arcebispos.

A estância do Bom Jesus, que ocupa uns 52 hectares de terreno, possui para além da beleza do bosque e jardins, um lago com barcos a remo e os centenários “elevadores”, movidos a água, que, em três minutos percorrem uma extensão de 285 metros com um declive de mais de trinta graus.

 

SAMEIRO

O monte de Sameiro é um dos locais mais conhecidos e aprazíveis de Braga e Portugal, não só como centro de peregrinações, mas também como local de lazer.

Na sua Basílica, de estilo neoclassico, em forma de cruz latina, sobressai o Zimbório, do qual podemos ter uma visão espectacular desde Braga à Povoa de Varzim e Esposende.

 

NOSSA SENHORA DA ABADIA

É apontado como o santuário mariano mais antigo de Portugal, erigido nos séculos VII e VIII.

É constituído por oito magnificas capelas, em forma hexagonal, constuidas no século XVIII, consagradas à vida de Nossa Senhora. Encontramos também a meio destas capelas, um outro conjunto de sete capelas de forma rectangular, construídas no século XIX, e que representam a Paixão de Cristo.

 

MOSTEIRO RENDUFE

O Mosteiro de Santo André de Rendufe, considerado como uma das principais casas dos monges beneditinos em Portugal, que apesar do desconhecimento da datação correcta da sua construção, supõe-se que já existisse em 1151, data atribuída à sua primitiva igreja.

Ao longo dos séculos o mosteiro foi crescendo, mas as principais obras, datam do século XVIII, como a construção da nova igreja e dependências conventuais, com destaque para a Capela do Santíssimo Sacramento, pelo conjunto de talha dourada rococó, considerada uma das mais importantes do norte do país.

TERMAS CALDELAS

A estância termal de Caldelas é considerada uma das mais prestigiadas termas de Portugal, localizada em pleno coração do Minho envolvida por uma paisagem verde, sendo um óptimo local para recarregar energias através do bem estar que um programa termal pode oferecer.

 

ESTADIO MUNICIPAL BRAGA

Estádio Municipal de Braga, conhecido por “A Pedreira”, Projectado pelo Arquitecto português Eduardo Souto Moura  é uma obra de particular beleza, enquanto peça de arquitectura e de invulgar engenharia.

O estádio foi, por diversas vezes, considerado um dos mais originais e belos estádios do mundo. O jornal Financial Times, num artigo sobre os estádios britânicos, refere o Estádio como um dos 4 exemplos de “beautiful grounds”.

O artigo diz: “There has been nothing in this country to match the architectural delight of Eduardo Souto de Moura’s stadium for Braga in Portugal, a breathtaking arena carved into the side of a rock face on the site of a former quarry”.